Oi! Apresento a vocês meu bebê monstro
O Clube de Leitura Escuro Medo é meu bebê monstro que nasceu em junho de 2021. Como mamãe monstro, deixei-o crescer e se desenvolver livremente. Chegou a hora de mandá-lo para a escolinha.
Clube de Leitura Escuro Medo
“No início era o verbo”. Não, claro que não vou cansar você com uma narração autoral. Mas gostaria de explicar como tudo começou. Eu queria ler mais horror, e queria juntar gente que lê e comenta horror. Pronto, foi assim. O Clube de Leitura Escuro Medo surgiu meio de surpresa, como um bebê não planejado, e foi se desenvolvendo aos poucos sem que a mamãe (eu, no caso) me preocupasse muito com sua educação. Como atualizávamos o perfil Escuro Medo, pedi para batizar o Clube com o mesmo nome. Daniel Gruber e Ismael Chaves acataram meu pedido.
Iniciamos o grupo de WhatsApp com 25 participantes. Elegemos o último sábado do mês para debater as obras lidas. Reunir pessoas num sábado à tarde, eu sei, é dureza. Nesses quase dois anos já tivemos participante entrando de sala de degustação de vinho (thanks, Daniel Freitas), do meio de uma festa (thanks, Andréa Berriell), e eu mediando do carro porque não deu tempo de chegar de viagem e abrir a sala (thanks, Juliana Cunha, Juliane Vicente e tantas outras que participaram do encontro de “Kindred”). No total, tivemos 20 leituras de autores e autoras nacionais e internacionais, contemporâneos e clássicos. Com idas e vindas, participantes que saem e retornam, queremos mais. Hoje nosso bebê monstro está grande, contamos com quase 80 membros, e, por conta disso, resolvi que é hora dele frequentar a escolinha. O que seria isso, Irka? Ser um clube mais organizado, com opções de material de apoio e a possibilidade de convidados para os debates.
O cronograma de 2023 já está em andamento.
Abril é a vez de “Roxo”, obra policial da autora Andréa Berriell. Você pode adquirir o livro direto com a autora (via Instagram @andreaberriell) ou no site da editora O Grifo. Se for através do Clube, você pode usar o cupom ESCUROCLUBE22 para receber o desconto.
Como funciona o Clube?
O Clube é livre para diversas conversas (durante as eleições, falamos bastante de política). Mas queremos saber (mesmo mesmo mesmo) sobre filmes, séries e livros de horror que marcaram os participantes. Adoramos buscar novidades, por isso o grupo de WhatsApp serve, também, como espaço para convites, divulgações, resenhas, lançamentos, etc. Para focar na obra do mês e debatê-la com mais profundidade, temos o encontro on-line que ocorre sempre no último sábado do mês às 17 horas. Acabamos de migrar do Zoom para o Elos e estamos, ainda, em fase de experiência. Os encontros são gravados e disponibilizados no meu canal do YouTube: Irka Barrios. Tudo livre para compartilhar à vontade, a intenção é espalhar horror por aí.
O que o Clube já leu?
OK, segue aqui a lista de leituras já realizadas:
2021:
“O castelo de Otranto” (Horace Walpole), “O monge” (Matthew Gregory Lewis), “A floresta” (Daniel Gruber), “Portais quebrados” (Daniel Freitas), “Nossa parte de noite” (Mariana Enriquez) e “Entrevista com o vampiro” (Anne Rice).
2022:
“Kindred” (Octavia Butler), “Colapso” (Roberto Denser), “Plural de fêmeas” (Sinara Foss), “As coisas que perdemos no fogo” (Mariana Enriquez), “Lauren” (Irka Barrios), “A maldição da casa da colina” (Shirley Jackson), “Notívagas” (Juliana Cunha), “Repique macabro” (Robert Aickman), “A sucessora” (Carolina Nabuco), “Porco de raça” (Bruno Ribeiro) e “O novo horror” (vários autores).
2023:
“Inventário de predadores domésticos” (Verena Cavalcante), “O professor” (Jéferson Alves) e “Mil placebos” (Matheus Borges).
Como as leituras são selecionadas?
Gostamos de ler clássicos, mas também gostamos de ler o que está sendo produzido no Brasil. No final de cada ano, realizamos uma enquete perguntando as preferências dos participantes, e assim montamos o cronograma. Uma votação para escolha das obras é bem comum quando surgem muitas sugestões.
Quais as leituras de 2023?
O cronograma de 2023 está prontinho. Neste mês de abril, o debate será sobre “Roxo” (Andréa Berriell), em maio tem “Mandíbula” (Monica Ojeda), em junho é a vez de “Canção para desabar do mundo” (Brian Evenson), em julho leremos “Sina” (Marcio Benjamin), em agosto é a vez de “A noite do cordeiro” (Daniel Gruber), em setembro tem “Devaneios de uma mente perturbada” (Adam Mattos), em outubro “Poderes das Trevas” (obra conhecida como uma versão alongada, ou proibidona, do “Drácula” de Bram Stoker), em novembro debateremos “Vantagens que encontrei na morte de meu pai” (Paula Febbe) e em dezembro “O cemitério” (Stephen King).
Um tentáculo de meu bebê monstro
Como muitas e muitos de nós escrevem, foi natural a criação de outro grupo com a intenção de publicar coletâneas temáticas. Em geral, duas a três vezes por ano lançamos coletâneas de horror com contos inéditos dos participantes do grupo. Preciso dar crédito a quem lançou a ideia e desenvolveu a primeira coletânea: o autor Roberto Denser. As coletâneas subsequentes (são 5 no total) foram organizadas por mim, Andréa Berriell, Semíramis Corsi, Elmira Não Está, Sinara Foss e Sammy Riether. A adesão é livre mas (claro) precisamos seguir um cronograma de escrita, revisão, publicação e divulgação.
Prontos para a leitura do mês?
“Roxo” é um livro com 231 páginas. Preparei um cronograma de leitura de 8 páginas por dia (iniciando no dia 2/4, ou seja, corre um pouquinho que já estamos na página 40).
Nos dias 13/4 e 21/4 teremos lives relâmpago com leituras do trecho diário no perfil Escuro Medo do Instagram.
O encontro para debate será dia 29/4 às 17 horas. O link da sala é fixo: https://elos.vc/irka-barrios
Ah, e se você curte grupos de WhatsApp, aqui vai o link para o grupo de discussão:
https://chat.whatsapp.com/IsdMlkzyFLSF0Zlhx8K5gR
E na próxima Newsletter, dia 20/4, trago detalhes imperdíveis sobre a autora, a obra, suas referências, bem como obras da literatura e audiovisuais com que “Roxo” conversa.
Para receber novas mensagens/publicações suas, Irka, eu preciso contribuir com dinheiro, de alguma forma?
E os livros que são lidos - que já vi uma lista enorme, desde que "bebê monstro" foi criado aqui - são livros que eu preciso comprar? Ou são livros que podemos ter de alguma forma gratuita?
(eu só nova aqui nesta rede/sistema/sítio: "also share to Notes" serve pra quê? Quando devo fazer esta anotação também? Entendo inglês bem. Não é isto o problema.